Todas as empresas de alto crescimento lidam com decisões sobre as vantagens de ter um ERP na empresa para gerenciar suas operações em expansão.
O planejamento adequado de um sistema integrado de software de gestão de negócios muitas vezes leva uma empresa pequena para metas de aceleração de curto prazo de receita.
Como consequência, vários aplicativos diferentes são instalados em diferentes pontos e em várias áreas funcionais, resultando em ineficiências de processos de negócios e desafios de integração de software.
Mas como esses problemas surgiram em primeiro lugar, e como eles podem ser evitados?
Desafios empresariais antes das vantagens de ter um ERP na empresa
Quando as empresas de alto crescimento têm várias aplicações manufaturadas, há muitos desafios de negócios que surgem.
Esses desafios podem se tornar tão severos, que podem paralisar o crescimento.
Aqui está um resumo das cinco principais questões que podem dificultar o seu crescimento:
Produtividade desperdiçada do empregado
Quando sua empresa está no modo de crescimento, cada empregado deve operar-se na melhor produtividade possível.
Se seus empregados estão atolados com processos ineficientes e desarticulados, isso aumenta os erros e leva mais tempo para resolver além de suas funções principais mais importantes.
Processos importantes, como processamento de pedidos, faturamento, aprovações de despesas e compras, para citar alguns, podem levar muito mais tempo para serem concluídos e são freqüentemente errôneos.
Por exemplo, seus funcionários podem estar passando horas reentrando manualmente as informações de pedidos no sistema de contabilidade e faturamento.
Enquanto isso, outros funcionários puxam as mesmas informações do seu sistema de CRM para seus processos de atendimento e para calcular as comissões de vendas.
Se quaisquer pedidos são cancelados, entretanto, seus funcionários têm de peneirar várias quantidades de dados para reconciliar essas informações novamente.
Essas tarefas de mão-de-obra intensiva e manual reduzem a agilidade que sua empresa precisa para crescer.
Falta de visibilidade em tempo real
Quando os sistemas de software não estão integrados, você tem vários bancos de dados sobrepostos e não consegue facilmente obter uma visão do desempenho do negócio em tempo hábil.
Relatórios mostrando desempenho em seus departamentos de finanças, vendas, marketing, serviço e atendimento são cruciais para lhe dar uma visão integrada das operações da sua empresa.
A maioria das empresas simplesmente desiste de adquirir esta informação em uma base regular, devido à quantidade de tempo que leva para a fonte, extrair e analisar esses dados.
Para aqueles que o fazem, incontáveis horas são desperdiçadas tentando amarrar informações não relacionadas, propensas a erros e desatualizadas.
Consequentemente, as empresas acabam por tomar decisões críticas lentamente, com base em informações imprecisas, ou fazem decisões precipitadas e arriscadas fora do instinto.
Complexidade de Integração e Custo
Com tantas aplicações diferentes, a TI desperdiça uma enorme quantidade de tempo e dinheiro na integração, manutenção e aquisição de novas versões desses aplicativos.
Muitas vezes, uma vez que novas versões são compradas, ainda mais integração e manutenção precisa ser realizada para todas as diferentes versões de software para trabalhar em conjunto.
Consequentemente, tempo de TI valioso que poderia ser usado para tornar o negócio mais produtivo é desperdiçado, enquanto custos de manutenção sobem para a estratosfera.
Aumento da rotação de clientes
A aquisição de clientes e o crescimento da receita são pilares fundamentais para o sucesso contínuo de sua empresa.
Com a concorrência feroz, é essencial que sua empresa forneça uma experiência excepcional ao cliente ou corre o risco de ter clientes preferindo fazer negócios no concorrente.
Quando os clientes são incapazes de obter rapidamente informações sobre o status de seus pedidos, não conseguem resolver problemas de maneira oportuna ou têm de lidar com produtos que estão fora de estoque, eles estarão menos satisfeitos e menos propensos a continuar comprando de você.
Um sistema de software integrado garante que os clientes tenham as informações corretas e a experiência do cliente e que seus funcionários tenham acesso instantâneo a todas as informações de clientes que precisam para atender e vender a seus clientes.
Agora sim, as vantagens de um sistema único integrado
Para manter seu negócio crescendo da forma que você planeja, é essencial ter seus aplicativos de software de negócios integrados em torno de um único banco de dados, base de dados e processo de negócios.
As vantagens de projetar seus sistemas desta maneira produzem grandes economias de custo e produtividade de negócios melhorada, incluindo:
Eficiência do processo em toda a sua empresa
Existem vários processos-chave que você pode encontrar em suas operações diárias, como gerenciamento de pedidos, conciliação de cartões, faturamento, coleta de dinheiro, aprovações de despesas e consolidação financeira, para citar apenas alguns.
A automatização desses processos permite evitar novas contratações que de outra forma seriam necessárias para gerenciar esses processos e reimplantar a equipe para atividades de maior valor para ajudar sua empresa a inovar e crescer.
Visibilidade melhorada
A visibilidade em tempo real é importante para tomar decisões oportunamente informadas.
Quando a informação pode ser acessada instantaneamente de quase qualquer lugar, sem desperdiçar recursos na extração de dados e amarrar dados de fontes diferentes em conjunto, os funcionários estão mais bem informados e podem tomar decisões mais precisas e rápidas.
Economia de tempo e custo de TI significativa
Com a TI não tendo mais que adquirir, instalar e manter vários sistemas, bem como as várias integrações entre eles, uma redução significativa nos custos operacionais pode ser realizada enquanto o tempo de TI pode ser gasto melhorando as operações de negócios.
Crescimento acelerado
Com um sistema de software integrado, a expansão para vários locais e canais de vendas adicionais pode ser realizada muito mais rápido por causa da unificação de processos e dados de gerenciamento contábil e de contabilidade.
As empresas também podem vender e vender de forma mais eficiente a sua base de clientes existente por causa da visibilidade melhorada que obtêm.
Inovação dirigida pelo usuário
Como as mudanças no processo podem ser implementadas rapidamente, os usuários diários são capazes de aplicar sua experiência funcional para adaptar processos e aplicativos de forma a melhorar o desempenho.
Enquanto isso, a TI é liberada para se concentrar em iniciativas estratégicas que podem agregar valor à linha de fundo pela construção de soluções inovadoras de valor agregado.
Hoje, as empresas em praticamente todas as indústrias estão usando sofisticados sistemas de negócios para alimentar seu crescimento.
Muitos ainda estão lutando para acompanhar seu crescimento e gerenciar os custos de forma eficaz por causa de sistemas funcionais desconectados, causando gargalos de processo e produtividade dos funcionários.
Software de negócios integrados como o Prime ERP da Satus, estão transformando o funcionamento das empresas e permitindo que elas transcendam as dores de crescimento que antes as impediam de levar seus negócios para o próximo nível de crescimento lucrativo.