Se você está prestes a abrir uma empresa de varejo ou estiver gerindo uma, e não possui um plano de marketing para varejo, você realmente não concentrou sua atenção em quem é seu cliente ou como você irá alcançá-los.
Um plano de marketing ajuda você a entender quem é seu público-alvo e quem não é.
Isso é realmente importante, especialmente se você está tentando alcançar novos clientes.
Também ajuda você a fidelizá-los efetivamente e oferece ferramentas para aumentar suas vendas no varejo.
Um dos maiores benefícios do desenvolvimento de uma estratégia de marketing é que, uma vez que você tenha uma, todo seu planejamento se torna mais fácil.
Mas muitos varejistas independentes nunca consideraram planejamento de marketing para varejo.
Se o fizeram, eles podem ter sentido que precisavam de uma avaliação exaustiva, detalhada e de alto valor.
Talvez você tenha revisado alguns exemplos de planos de marketing na internet, de pequenas empresas, na esperança de simplesmente copiar e colar.
Ou você compra algum software para ajudá-lo e, voilá, seu plano de marketing está pronto!
Mas na prática sabemos que não funciona assim.
A boa notícia é que criar um plano para sua pequena empresa não precisa ser difícil ou caro.
E apenas para registro, deve ficar claro que o “boca-a-boca” não é um plano de marketing.
Uma estratégia de marketing para varejo ajuda você a agilizar e otimizar seus esforços.
Sempre que fazemos prospecções de negócios, pergunto: “Quem é o seu cliente?”
Os clientes invariavelmente respondem, “Todos”.
Essa é uma resposta preguiçosa; você não pode comercializar a todos de forma eficaz.
Isso é como atirar no escuro, esperando que você atinja algo e, em vez disso, acaba desperdiçando seu tempo e esforço.
Todos os idosos gostam de esportes? Assim como os adolescentes que estão constantemente em seus smartphones?
Geração Baby Boomers são bem-vindos? Engenheiros que valorizam o conhecimento com preços baixos se encaixam em seu público?
Existem muitos segmentos de compradores, mas a maioria não é aplicável ao seu negócio específico, por isso a importância de análise prévia do público.
Pense em um plano de marketing para varejo
Quando você passa algum tempo pensando em seu cliente específico, você terá muitas idéias que não alcançarão essas pessoas em particular.
Mas assim você economizará tempo e dinheiro e realizará seus objetivos de forma mais rápida e eficiente.
Isso não deve levar muito tempo para desenvolvimento. Com uma caneta e um papel você consegue fazer muita coisa.
Algumas dicas de questionamentos para você começar a fazer isso hoje:
Quem é você?
Não é você, pessoalmente, estamos falando do seu negócio.
A resposta deve ir além do nome da sua empresa e alguma descrição genérica dos serviços que você fornece ou dos produtos que vende.
O que torna sua empresa melhor? O que a torna única?
Quais são seus diferenciais perante seus concorrentes?
Melhor ainda, porque sua empresa faz o que faz?
Responda corretamente estes questionamentos e tudo vai se encaixar perfeitamente no seu plano.
Se você tem problemas para responder esses questionamentos, garanto que seu marketing falhará miseravelmente.
Quem são seus clientes?
Uma das etapas mais importantes no marketing é segmentar suas ações tão estreitamente quanto possível.
Quanto mais focado em seu público, menos você vai investir para alcançá-los com mais objetividade. Quem é o seu cliente ideal?
Quantos anos eles tem? Onde é que eles vivem? Onde eles trabalham? Por que eles compram de você? Procure informações precisas.
Sim, você terá muitos tipos de clientes, mas mantenha seus esforços máximos em apenas três diferentes.
Todos os varejistas estão preocupados com problemas de marketing semelhantes, mas têm necessidades diferentes.
Não se desespere se ainda não conhece algumas das respostas a essas perguntas, ou suas respostas parecem genéricas.
À medida que você pensa no seu plano, você terá ideias, e algumas dessas ideias realmente vão te conduzir a conhecer mais seus clientes.
Quais são seus objetivos?
As vezes falamos para nossos clientes, “se você não sabe para onde você está indo, qualquer lugar serve”.
Mas atenção! Se você não priorizar seus objetivos, é provável que você nunca chegue lá!
Criar objetivos é definir o “olho do jogador para o alvo”, seus objetivos ajudam você a medir a eficácia de suas atividades de marketing.
Defina metas mensuráveis e realistas que você deseja atingir em 6 ou 12 meses por exemplo.
Isso faz parte de saber se a sua campanha é bem sucedida ou não, então escolha seus objetivos para serem resultados precisos, e não apenas hipóteses.
Quanto posso investir para atingir esses objetivos?
Com um controle financeiro mal organizado suas despesas de marketing vão ficar fora de controle, ou você acabará nem conseguindo verba suficiente para ações.
Você não quer gastar R$ 1000,00 para obter R$ 500,00 em vendas, certo?
Então seja realista, consciente e organizado!
Se você quiser promover um evento, seu lucro total deve pagar o investimento por si mesmo nas vendas, por exemplo.
Não se esqueça de disponibilizar orçamento para postagens patrocinadas pelo Facebook, ou para cobrir custos de banco de imagens de alta qualidade para postagens, por exemplo.
Por outro lado, lembre-se de que muitas empresas possuem uma quantidade fixa disponível para investimento em publicidade.
Muito desse dinheiro ainda assim não é investido por ano, e os varejistas simplesmente não questionam sobre isso.
Como exatamente você vai planejar seu “Cenário ideal”, para atingir seus objetivos?
A maneira mais simples é trabalhar olhando para seus objetivos e desenvolvendo estratégias e ações. Em seguida, criar cronogramas aliados a um calendário.
Um exemplo seria:
Objetivo: aumentar o tráfego do cliente no site em 25% semanalmente.
Estratégia: o tráfego de clientes atualmente aumenta em 5% com cada informativo eletrônico.
Aumentar a base de assinantes de newsletter em 10% deve resultar em um aumento de 25% no tráfego semanal.
Tática: crie um formulário para captar informações dos acessos, e que ofereça um ebook gratuito a cada novo assinante da newsletter durante o mês desejado.
Capacite e informe todos os colaboradores sobre essa ação!
Acompanhe todos os acessos, faça um mapeamento para verificar o retorno de cada um através do e-mail disparado.
Por fim você consegue mensurar e captar o desejado!
Sua estratégia de marketing impulsiona a compra de produtos, e permite que você saiba o quanto você investe para atrair novos clientes.
Mesmo um plano de marketing a curto prazo, e de estratégia simples, pode ajudar muito a aumentar seu sucesso no varejo.
A chave é apenas, começar! Neste outro artigo trazemos algumas dicas de marketing para supermercados que podem te ajudar a ter algumas ideias do que fazer.