Gestão

Descubra se você é um varejista de sucesso

Por maio 3, 2017 outubro 21st, 2019 Sem comentários
Descubra se você é um varejista de sucesso

No varejo em geral, existe um ditado assim: “O cliente está sempre certo!”, mas como ser um bom varejista pensando assim? Será que isto está certo ou errado?

Considerar este ditado como um lema relevante para os varejistas e outros proprietários de negócios, não vai fazer deles um businessman de sucesso, permitindo que os clientes “chamem aos gritos” a atenção de todos.

Enquanto que, cada empresa e cada comerciante tem suas diferenças, demandas e objetivos individuais, alguns hábitos são observados constantemente em muitos empresários do varejo bem sucedidos.

5 hábitos para ser um bom varejista e com sucesso

Saiba priorizar

Os varejistas são pessoas ocupadas, diariamente sua agenda conta com encomendas para o inventário, reuniões, pesquisa de tendências de mercado para exibição de merchandising, treinamento de pessoal, enfim, deu para perceber que é seu dia é cheio. Com isso claro, os varejistas de sucesso sabem e reconhecem o valor de uma programação diária e do que é necessário fazer e eliminar o tempo gasto no que não é importante.

Isso na prática significa entender que, embora algumas atividades sejam mais agradáveis e interessantes que outras, todas as responsabilidades precisam ser priorizadas para gerir um varejo de sucesso. É preciso se manter focado e no cronograma.

Deixe ir

Varejistas de sucesso não tem tempo para ficar pensando no passado. Claro que, é fácil ficar lembrando quando erros ocorrem ou perdem oportunidades, mas o mais importante é aprender com essas situações.

Varejistas bem sucedidos analisam meses lentos e baixo investimento como oportunidades para aprender no que superar. Uma maneira de fazer isso é através de análises de desempenho utilizando um sistema ERP, que os empresários  de sucesso podem implementar em suas rotinas diárias.

Outro recurso é a utilização de um software de monitoramento de redes sociais, para acompanhar a fidelidade do cliente. Quanto mais o varejista conhece seus clientes e acompanha seus relatórios, mais ele pode estar à frente dos clientes e oferecer serviços melhores que a concorrência.

Treinamento é essencial

Custa muito caro abrir um negócio e manter ele ativo, e é surpreendente que alguns empresários não tem a menor ideia de como apoiar os clientes em sua loja. As pessoas em qualquer empresa são os rostos do seu negócio, queiram elas aceitar esse papel ou não.

Como empresários de sucesso, é essencial entender a realidade da sua empresa e realizar treinamentos e capacitações, para melhor representar o seu negócio.

Os varejistas que têm êxito em seus negócios, reconhecem o valor de seus colaboradores e associados e não apenas os capacitam, mas capacitam com frequência.  Oportunidades para capacitar o pessoal pode variar de procedimentos operacionais e administrativos para atualizações no modo de como atender os clientes.  A chave é investir tempo e dinheiro em seus colaboradores para poder colher os resultados em fortes vendas.

Conhecer os concorrentes é vital

Se seus grandes concorrentes é uma vasta rede de supermercados ou lojas de departamentos espalhadas por todo o Brasil, os varejistas de sucesso sabem disso e ao invés de ler sobre seus concorrentes, eles realmente visitam as lojas que competem com seu negócio. Analisando a gama de produtos, serviços, avaliam a experiência de atendimento ao cliente, exposições na loja, oportunidades de compra online, enfim, avaliam todos os aspectos do negócio enquanto aplicam a técnica de “cliente oculto”.

Muitas vezes esse tipo de hábito se torna uma rotina que permite que os empresários reconheçam novas tendências, oportunidades perdidas e até mesmo estratégias para competir com seus concorrentes, seja pelas vendas ou outras formas de manter o seu negócio ainda mais competitivo.

O que eles não fazem é ignorar sua concorrência. Eles analisam consistentemente o ambiente de varejo, que está sempre em constante mudança.

Mudando o estoque da loja

Constantemente e não muito raro, os varejistas abrem uma loja simplesmente porque gostam da categoria particular dos produtos ou serviços, e como consequência consideram comprar um grande estoque para vender em suas lojas. Porém, isso nem sempre é a receita certa para o sucesso do negócio.

Os varejistas que se tornaram bem sucedidos e, mais importante, permaneceram bem sucedidos e estão dispostos a mudar seus planos de estoque para acomodar seus clientes melhor do que a si mesmos.

Isso pode significar a eliminação de uma ou várias linhas de produtos e até mesmo todo o estoque da empresa, bem como a introdução de uma nova categoria de produtos onde até mesmo o varejista é surpreendido. O uso de dados ajudará a monitorar a necessidade dessa mudança, trabalhar com os seus fornecedores e responder ao que seus clientes desejam, são formas de comprar mais eficientemente o estoque para sua loja. E como resultado, os varejistas vendem mais.

 

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