Como proprietário de uma pequena empresa, você naturalmente tem um monte de capital investido e precisa fazer um gerenciamento de estoque adequado para obter o retorno.
Enquanto seus produtos são a principal fonte de vendas e receitas, eles também podem amarrar um monte de dinheiro se o seu negócio não está usando um sistema de gestão de estoque adequado. Estoque ocupa espaço no armazém, exige manipulação, pode estragar ou sair de uso, e infelizmente pode ser perdido ou mesmo roubado.
Se você não atingiu as metas este ano, então talvez seja hora de implementar melhores práticas de gerenciamento de estoque.
Aqui estão algumas dicas para um melhor gerenciamento de estoque
Saber que tipo de gestão se adapta ao seu negócio
Como empresário, você sabe qual fluxo de estoque é o melhor? Seria uma revisão contínua ou sistema de revisão periódica o melhor? Se você não tiver certeza, aqui estão os fatos sobre cada um:
- Sistemas de revisão contínua: Com um sistema de revisão contínua, normalmente você pede a mesma quantidade de itens com cada pedido colocado. Você deve monitorar os níveis de estoque e, sempre que a quantidade de um item cair abaixo de um nível definido, você reabastecerá seu estoque.
- Revisão periódica: Ao usar um sistema de revisão periódica, você pede produtos ao mesmo tempo em cada período. No final de cada período, você determina quantos itens precisam ser ordenados com base nos níveis de quantidade no final de cada período. Também não existem níveis de reordenação definidos para este tipo de sistema.
Faça a contagem dos ciclos
Para ter sucesso com o gerenciamento de estoque, você deve implementar um programa de contagem de ciclo. Mas antes, pense sobre estes fatores primeiramente:
- Freqüência de contagem: Quantas contagens seus funcionários podem fazer a cada ano? Quais são os efeitos da contagem de ciclos nos processos de fabricação, recebimento e entrega?
- Estratégia de contagem: Uma vez que você tenha uma compreensão em sua freqüência de contagem, você pode planejar dividir o estoque entre locais ou por categoria, item ou valor.
- Quem está no comando: Encontre um funcionário confiável que será responsável por executar um sistema de contagem de ciclo. Isto é crítico para colher os benefícios de tal programa dentro de seu negócio .
Gerencie efetivamente o seu estoque
Seu nível de estoque dependerá principalmente do tipo e tamanho do negócio que você executa. Por exemplo, o número de itens mantidos no armazém diferirá drasticamente entre um serviço de entrega de alimentos frescos e um fabricante de roupas.
Em geral, é recomendado manter baixos níveis de estoque para reduzir os custos de operação. Por sua vez, o fluxo de caixa aumenta porque você não é pesado pelo preço elevado de manter o estoque por longos períodos de tempo.
Um sistema de gestão de estoque presente em um sistema ERP por exemplo, irá ajudá-lo a saber quais níveis de estoque seria o mais benéfico para o fluxo de seu negócio exclusivo. Você pode acompanhar dados importantes, incluindo sazonalidade, padrões de vendas e rotação de negócios anteriores e tomar decisões de negócios mais educadas à medida que cresce.
Implementar controle de qualidade
O controle de qualidade é de extrema importância em qualquer negócio e deve ser implementado o mais cedo possível. Ter um processo para garantir qualidade pode ser diretamente ligado à satisfação do cliente e crescimento do negócio.
Iniciar procedimentos de controle de qualidade pode ser fácil como fazer uma lista de verificação, que fornece todos os procedimentos que os funcionários precisam seguir ao verificar os bens que recebem. Por exemplo, você poderia pedir aos colaboradores para examinar produtos para so seguintes objetivos:
- Sinais de dano: Furos, embalagens danificadas ou selos quebrados
- Cores, estilos e tamanhos do produto: todos devem ser idênticos à descrição do pedido
- Preços e condições de venda
Quando todos os colaboradores estão trabalhando para os mesmos objetivos, a qualidade vai aumentar. Se os itens não cumprem os padrões da empresa, eles sabem que devem devolvê-los aos fornecedores. Essa prática de gerenciamento de estoque evita o aumento desnecessário dos níveis de estoque e os funcionários não oferecerão mais produtos inapropriados aos clientes.
Uma vez que os produtos atendem aos requisitos de qualidade, considere o ambiente de armazém no qual serão armazenados. Poderia o mesmo impactar na qualidade do seu estoque?
Otimizar é essencial
O coração da boa gestão de estoque é o conhecimento do que você tem em estoque e gerenciá-lo bem. Quando as melhores práticas de estoque são implementadas, sua empresa pode otimizar os níveis de estoque para não apenas aumentar a eficiência, mas também atender às demandas dos clientes em constante mudança.
No mercado de hoje, os clientes não hesitarão em socialmente compartilhar suas más experiências se você não pode atender às suas necessidades. Ou simplesmente encontrar outra empresa com um clique do mouse.
Se pode afirmar que as estratégias de otimização são cruciais para a saúde econômica da sua empresa. A falha em executar as melhores práticas de estoque pode resultar em perda de clientes, cortes no estoque e, eventualmente, cortes nos empregados.
No entanto, um bom número de empresas ainda desembolsa um monte de dinheiro para atualizar sistemas menos importantes e ignoram o gerenciamento de estoque. A atenção está mais focada em apagar incêndios no dia a dia.
O que você pode não saber é que alguns desses desafios poderiam ter sido evitados se as melhores práticas de gerenciamento de estoque fossem iniciadas, em primeiro lugar. Tornar o controle de estoque uma prioridade evitará ineficiências flagrantes em suas operações e ajudará a planejar com mais precisão o futuro
Se prepare agora
Como proprietário de uma empresa, naturalmente você não quer que sua empresa se torne estagnada. Você espera crescer. Isso não pode acontecer a menos que você se prepare. Como você planeja, não se esqueça de manter a gestão de estoque como um importante tópico de conversa. As melhores práticas de gerenciamento de estoque, ou a falta delas, podem fazer sua empresa fechar.
Considere o uso de um sistema para sua empresa, para fortalecer esse gerenciamento. Um sistema eficaz e fácil de usar elimina virtualmente o erro humano que causa o acompanhamento manual de dados. Assim, seus colaboradores vão gastar menos tempo com papéis e mais tempo em responsabilidades estratégicas.