Ao se administrar uma empresa, diversas questões são importantes para uma boa lucratividade no seu negócio.
Seja nos depósitos ou prateleiras, a velocidade do giro pode ser o grande diferencial entre ter um bom caixa ou correr o risco de não ter ao realizar compras à vista.
O que nem todos os empresários dão conta é que saber o que se tem dentro da sua empresa pode ser um dos fatores mais importantes para bons resultados.
Estamos falando de controle de estoque.
Parece uma tarefa bastante difícil, mas a importância neste quesito pode fazer com que o empresário controle a rotatividade das mercadorias evitando prejuízos e obtenha resultados positivos.
O controle evita a compra de produtos desnecessários que entopem os depósitos, auxilia na venda dos produtos parados e diminui os excessos, principalmente os produtos que possuem prazos de validade.
Desvios e perdas, um dos principais problemas dos empresários, podem ser evitados com o domínio da situação. Saber sobre as movimentações das mercadorias da sua empresa é fundamental e é através disso que se obtém o equilíbrio entre a compra e venda nas organizações.
Ter o conhecimento do que se tem em estoque é crucial para ofertar aos consumidores produtos atualizados e de qualidade, ciente de que a quantia de produtos será suficiente para atender a sua demanda.
Falando em demanda, também é através do controle que se pode analisar quais os produtos de preferência do seu público e a periodicidade dos quais são consumidos, podendo ofertá-los nas épocas corretas atendendo as baixas e altas demandas.
A dedicação do empresário aliado a um software de gestão se torna a alternativa mais viável e eficiente, pois faz com que seus números sejam postos no papel, tendo a real consciência da situação da sua empresa.
São esses controles que auxiliam os empresários na assertividade das tomadas de decisões de seu negócio.