Atualmente as organizações têm notado que para aumentar a produtividade, competência empresarial, conservar talentos, enfim se destacar no mercado é necessário elevar o nível de satisfação e felicidade de seus funcionários.
Não se pode achar que a crise econômica e os desafios de mercado sejam empecilhos para o investimento em pessoas. Priorizar o setor humano deve ser fundamental, afinal a imagem da empresa é reflexo de seus colaboradores.
Mas e aí, seus concorrentes estão construindo e mantendo uma ótima equipe e você não quer ficar pra trás, não é mesmo?
Essa compreensão deu ideia às criações de métodos que avaliam se uma empresa pode ser considerada um excelente lugar para se trabalhar.
Como tornar sua empresa um bom lugar para trabalhar?
Um bom supermercado para se trabalhar é aquele que atinge seus objetivos, que tenham profissionais que vestem a camisa e que trabalham como uma equipe em um ambiente de confiança.
Mas, formar equipes de alto desempenho é bastante complexo, afinal são diversos fatores a serem avaliados e a busca incessante do fim da rotatividade.
As organizações consideradas as melhores para trabalhar deixam de ser empregadoras e passam a ser berço de talentos. Esses locais têm seus colaboradores como maior patrimônio e os fazem acreditar que todos estão comprometidos com o negócio.
Também entendem que o colaborador depende de investimentos contínuos para trazer resultados e não somente um bom salário.
Outro fator que vale ser ressaltado é a conciliação dos objetivos e metas da empresa com as necessidades dos profissionais, e para isso acontecer deve-se criar identificação dos profissionais com os valores e os objetivos organizacionais.
O contentamento do colaborador e sua satisfação estão diretamente ligados à estabilidade profissional. Quem está satisfeito trabalha melhor, produz mais e traz mais resultados.
Muita atenção com a comunicação interna, os colaboradores devem ser informados sobre os processos decisórios da empresa, porque isso o faz perceber que ele é parte integrante do negócio.
Políticas e boas práticas
É preciso ter boas políticas e práticas de gestão de pessoas e isso incluem planejamento, recrutamento e seleção de pessoal, remuneração e benefícios, avaliação de desempenho, treinamento, desenvolvimento e educação, oportunidades de carreira e processos de desligamento justos.
Uma boa empresa deve adotar normas e regras voltadas para padrões de igualdade e respeito à diversidade principalmente para ter um bom clima organizacional, com relacionamentos interpessoais saudáveis e chefias preparadas.
Os gestores devem preocupar-se com as condições de segurança física e mental.
Confira algumas dicas para torna-se seu mercado um bom lugar pra se trabalhar:
- Ofereça salários justos compatíveis com as funções;
- Proporcione ao colaborador benefícios;
- Oportunize e avalie desafios;
- Crie políticas de desenvolvimento de pessoas;
- Ofereça especialização aos profissionais;
- Ofereça plano de carreira;
- Proporcione um bom ambiente de trabalho;
- Foco na comunicação interna;
- E por fim, e não menos importante: mantenha a equipe sempre motivada.