Se você está lendo este artigo, então obviamente já se perguntou hoje o que é um sistema ERP. Sistemas ERP já foram o “buzz do momento”, mas engana-se quem acha que sua época já passou, isso é tão atual quanto todas as outras novidades tecnológicas.
Porém, é considerável o número de empresas que procuram maneiras e ferramentas para melhorarem o desempenho da sua equipe, suas vendas, seus processos gerenciais e administrativos.
Também é comum ver empresários comentando sobre como um sistema ERP ajudou a sua empresa, no desenvolvimento e melhoria dos seus processos.
Mas o que é um sistema erp e para quê serve?
Quando você procura na internet por ERP, você encontra uma gigantesca quantidade de informações, esmagadora por assim dizer – para não mencionar confusa.
Cada site parece ter sua própria definição conceitual de ERP, e uma implementação de um sistema ERP pode variar muito. Contudo, essas diferenças nos mostram a flexibilidade que pode tornar um sistema ERP uma ferramenta estratégica e poderosa para os negócios.
ERP é um acrônimo para Enterprise Resource Planning – Planejamento dos recursos da empresa – em uma tradução livre, porém mesmo seu nome completo não lança muita luz sobre o que é ERP ou o que ele faz.
Para uma compreensão mais profunda, você precisa voltar um pouco atrás e pensar sobre todos os vários processos que são essenciais para o desempenho de uma empresa, incluindo inventário e gerenciamento de pedidos, contabilidade, recursos humanos, CRM (Customer Relationship Management) e além.
Em seu nível mais básico, o software ERP integra essas várias funções em um sistema completo para agilizar processos e informações em toda a organização.
Saiba mais sobre o ERP da Satus Sistemas aqui.
Na prática, isso também significa que vários colaboradores de diferentes setores pode contar com as mesmas informações para suas necessidades específicas dentro da empresa.
O sistema ERP também oferece algum grau de automação e relatórios sincronizados, isso é bom, evitando ter que pedir para os colaboradores ficarem horas a analisar bancos de dados e planilhas do excel.
Qual o real valor de um ERP?
No seu núcleo, o ERP ajuda os colaboradores a fazerem seus trabalhos de uma maneira mais eficiente, eliminando barreiras entre as unidades da empresa. Precisamente, um sistema ERP:
- » Fornece uma visão global em tempo real dos dados que podem permitir que as empresas abordem as preocupações e promovam melhorias de forma mais proativa.
- » Melhora o controle financeiro e reduz o risco das operações.
- » Automatiza as principais operações do negócio, desde o RH ao compra e venda, do estoque à logista, etc.
- » Melhora o atendimento ao cliente, fornecendo uma fonte para faturamento e acompanhamento do relacionamento.
Quando você adere essas vantagens na sua empresa, o valor do ERP é óbvio e claro. Os colaboradores têm acesso direto a informações precisas e detalhadas, o que permite tomar decisões mais rápidas e assertivas.
Não só isso, mas um sistema ERP auxilia a eliminar os processos redundantes, diminuindo significativamente os custos em geral. Esta é uma sensibilidade dos empresários que utilizam algum sistema ERP.